Ir para o conteúdo principal
Peixes e frutos do mar da Noruega

Mantendo as comunidades vivas

A Noruega é um país pequeno mas com o segundo maior litoral do mundo. A maioria de nossas comunidades está localizada na costa e são dependentes dos recursos marinhos.

Estilo de vida norueguês

Bacalhau, salmão, arenque e caranguejo real. Essas são algumas das iguarias norueguesas que não só são ideais para deliciosas refeições, como também sustentam comunidades prósperas e dinâmicas ao longo da costa. A Noruega é um país relativamente pequeno mas com o segundo maior litoral do mundo. Faz sentido observar que a maioria das nossas cidades está localizada na costa. Inúmeras comunidades de todos os tamanhos estão espalhadas ao longo do litoral continental de 29.750 quilômetros, e ainda pelas ilhas. A pesca, o comércio e a navegação sempre foram os pontos fundamentais do estilo de vida norueguês.

Garantindo o futuro

A indústria de frutos do mar não é importante apenas para a economia norueguesa, mas para todas as cidades e vilarejos, assim como para as pessoas que nelas habitam. O crescimento dentro do setor de pesca e aquicultura oferece emprego e renda para uma comunidade muito mais ampla do que a diretamente envolvida nessas indústrias. Por sua vez, isso protege o futuro de muitas pessoas. Para cada 10 postos centrais de trabalho nas pescarias norueguesas, são criados 8 postos de trabalho em outros setores da economia do país. Para cada NOK (coroa norueguesa) de valor gerado nas pescarias, 3,5 NOK são gerados em outros setores.

Talvez seja mais fácil notar esse evento no norte do país, onde a indústria de frutos do mar constitui o alicerce da sociedade. Aqui, as distâncias são longas e as cidades são poucas e distantes entre si. Mas enquanto as luzes estiverem acesas nas pescarias, há vida acontecendo nos pequenos vilarejos de pescadores do Ártico, queira você trabalhe na indústria, seja motorista de caminhão, professor ou policial.

O que mantém as comunidades prósperas?

A indústria de frutos do mar norueguesa está testando os limites para se tornar econômica, social e ambientalmente sustentável. Seu sucesso não deve ser medido apenas em termos de lucro, mas também nos benefícios que entrega para as pessoas e para o planeta. A pesca na Noruega é uma questão de sobrevivência. Mas também é uma história sobre técnica e como conviver em harmonia com a natureza. Pescar é o que sabemos fazer bem, e muitos destes vilarejos de pescadores têm confiado na pesca por muitos séculos. Queremos que as pessoas continuem a viver do mar e que cuidem de nossos recursos naturais. Para fazer isso, precisamos usar nossos conhecimentos locais e continuar pescando ou cultivando, processando e exportando os melhores frutos do mar do mundo. São esses fatores que mantêm essas comunidades vivas.