A natureza importa
Do início ao fim, o Bacalhau da Noruega é um produto totalmente natural. Ele vem das águas frias e límpidas do mar de Barents, e é conhecido pelo sabor fresco e pela textura única. Em combinação com o genuíno conhecimento artesanal norueguês, o bacalhau acaba por ter um sabor e uma textura perfeitos.
Para fazer o Bacalhau da Noruega, o peixe é cortado e estendido em sua tradicional forma triangular. A seguir, é salgado. O sal extrai a água do bacalhau, e é por isso que o produto final é extremamente salgado. Para retirar o excesso de sal antes de cozinhar o bacalhau, basta colocá-lo de molho na água. É fácil controlar a quantidade de sal do bacalhau, de acordo com o tempo que ele fica de molho. O bom é que o produto aumenta de tamanho, e você acaba com mais peixe do que tinha no início.
"A segurança alimentar é uma parte importante da produção. O Bacalhau da Noruega é também, inevitavelmente, um produto robusto por ser seco e salgado," explica Jakob.
Após lavado para retirar o sal, o Bacalhau da Noruega é colocado em paletes de madeira e removido para uma instalação de secagem, onde a temperatura, o ar e a umidade são controlados manualmente. É onde o peixe amadurece com o tempo. "Contamos apenas com o cheiro, o sabor e a textura para determinar se o bacalhau está pronto ou não. É uma questão de experiência e conhecimento, passados de geração a geração. Não existem livros ou receitas – apenas nariz, palete e mãos certos."