Ir para o conteúdo principal

Zarbo Tipo Bacalhau

Zarbo Tipo Bacalhau
Informações nutricionais
Valor nutricional por 100 gramas de Zarbo desossado

Energia: 281 kJ or 66 kcal

Nutrientes (g): Proteína: 16.1

Gordura - 0,2 g, da qual: Gordura saturada: 0 g | Gordura monoinsaturada: 0 g | Gordura poli-insaturada:0,1 g
Colesterol: 53 mg

Carboidratos: 0

Vitaminas: Riboflavina: 0.15 mg | Folato: 2 µg | B12: 1 µg | A: 2 RAE | D: 0 µg

Minerais: Ferro: 0,1 mg | Selênio: 30 µg

Estação:
  Durante todo o ano
 Tamanho:
  Até 100 cm e 9 kg

Em outras palavras
 Latim: Brosme brosme
 Norueguês: Brosme
 Francês: Brosme
 Alemão: Lumb
 Português(Portugal): Bolota

Uso

O Zarbo é vendido na forma de bacalhau, filés frescos ou congelados ou de filés ligeiramente salgados. O Zarbo tem uma carne firme com um sabor que lembra o sabor da lagosta, e é fácil de preparar em pequenas postas em panelas do tipo wok. Essa é uma carne suculenta e saborosa, que é ideal para pratos assados em forno e também fritos. Os filés levemente salgados podem ser cozidos ou usados como ingrediente em diversos pratos.

O peixe

O Zarbo é um peixe de água salgada que parece um ling pequeno em termos de formato e tamanho, mas ele é mais roliço e também tem apenas uma barbatana dorsal contínua. Na Noruega, o Zarbo é comum em fiordes mais profundos na Noruega Ocidental e ao longo da plataforma continental (a Eggakanten [a borda da plataforma continental]). Ele ocorre a profundidades de 50 a 1000 metros, mas é mais comum a profundidades de 200 a 500 metros. O Zarbo procura áreas duras e profundas, e prefere viver no mesmo local durante toda a sua vida.

O Zarbo desova entre abril e junho em uma área que fica entre a Escócia, as Ilhas Faroe e a Islândia. Tanto as ovas como os peixes jovens flutuam logo abaixo da superfície d'água. Os peixes jovens se alimentam de plâncton, enquanto os peixes Zarbos adultos vivem de espécies demersais de peixes e crustáceos.

Equipamentos de captura e pesca

A pesca na Noruega ocorre durante todo o ano, principalmente ao norte, junto da Eggakanten (plataforma continental) e até aproximadamente 72° N. Uma pequena quantidade de Zarbo também é capturada com redes de arrasto de fundo, como captura acessória. A pesca no sul é feita principalmente pela frota na linha costeira a partir de Møre og Romsdal e Sogn og Fjordane.

Valor nutricional

O Zarbo é um peixe magro e uma boa fonte de proteína. Ele também contém muita vitamina B12. Para conhecer outros dados nutricionais, consulte o site  www.nifes.no/sjomatdata.