Ir para o conteúdo principal

Conselho Norueguês da Pesca

Collage: the Best Seafood Comes from Norway
Fotógrafo: NSC

Nós acreditamos que “Os melhores frutos do mar vêm da Noruega” e é isto que o Conselho Norueguês da Pesca (Norwegian Seafood Council - NSC) quer que todas as pessoas ao redor do mundo acreditem também. Para conquistar o mundo em relação aos Frutos do Mar noruegueses, nós promovemos os frutos do mar em todos os grandes mercados e damos suporte às atividades de marketing em mais de 140 países.

A nossa matriz está localizada em Tromsø ao norte da Noruega e possuímos escritórios de representação na Suécia (Estocolmo), Alemanha (Hamburgo), França (Paris), Espanha (Madri), Portugal (Lisboa), Itália (Milão), Singapura, Inglaterra, Brasil (Rio de Janeiro), Japão (Tóquio), China (Shangai) e nos EUA (Boston).

As atividades da NSC estão focadas em três áreas principais.

Marketing Cooperativo

O trabalho de marketing elaborado pela NSC visa uma demanda crescente dos frutos do mar noruegueses. As atividades de marketing da NSC possuem a finalidade de dar suporte aos esforços individuais dos exportadores e a NSC está frequentemente envolvida nas atividades do marketing cooperativo junto com associados da indústria de frutos do mar da Noruega. Através do aumento da conscientização dos frutos do mar da Noruega, o trabalho de marketing da NSC ajuda a estabelecer uma boa base quando os exportadores individuais estiverem promovendo seus produtos para consumidores ao redor do mundo. A cada ano implementamos cerca de 500 projetos de marketing em 25 países diferentes, todos com a meta de aumentar a demanda e o consumo dos frutos do mar da Noruega. O marketing do NSC está fundamentado em suas competências dentro das análises dos consumidores, marketing internacional, estabelecimento da marca, nova mídia e RP.

Informação de Mercado

O NSC é a principal fonte de estatística e informação comercial da indústria pertinente a frutos do mar e monitora continuamente as tendências que vigoram na venda global de frutos do mar em geral, mas com foco especial nos frutos do mar noruegueses. A cada mês o NSC distribui estatísticas relacionadas às exportações de frutos do mar norueguesas.

Adicionalmente, o NSC possui informação atualizada sobre as cotas de importação, tarifas de preços e condições comerciais em vários mercados. Baseados nestas informações, o NSC se encontra em uma boa posição para aconselhar exportadores noruegueses sobre a estrutura corrente das condições de comércio. Esta informação de mercado é compartilhada com a indústria norueguesa de frutos do mar, com as autoridades norueguesas e com a própria organização do NSC, de modo a prover uma base boa e confiável para a tomada de decisões.

Comunicação e gestão do risco reputacional

O NSC contribui com o fortalecimento da reputação dos frutos do mar da Noruega com informação ativa. A comunicação corporativa, comunicados à imprensa e atividades de RP possuem a finalidade de aumentar a consciência de mercado aos frutos do mar noruegueses e o conhecimento das partes interessadas sobre o NSC. Ao mesmo tempo, o NSC ajuda a aumentar a conscientização da importância das exportações dos frutos do mar noruegueses, bem como do conhecimento dos frutos do mar da Noruega.

A gestão do risco reputacional é importante para preservar e fortalecer a imagem dos frutos do mar da Noruega. O NSC está sempre pronto a colaborar com o debate social através de informações precisas e atualizadas sobre nossos produtos de frutos do mar, do NSC e da indústria de frutos do mar norueguesa.

Organização e estrutura financeira

O NSC é financiado pela indústria de frutos do mar noruegueses através de taxas arrecadadas sobre todas as exportações de frutos do mar noruegueses. O NSC estabeleceu cinco grupos consultivos de marketing, um para cada um dos setores mais importantes de frutos do mar:

  • Salmão Norueguês e a Truta do Fiorde Norueguês
  • Peixe básico (bacalhau, saithe, hadoque etc.)
  • Camarões e moluscos
  • Produtos convencionais (peixe salgado, bacalhau salgado e pescado seco)
  • Produtos oceânicos (arenque, cavala e capelim)

Também foram criados grupos de consultoria de marketing para o mercado doméstico norueguês e um para a documentação ambiental. Os diferentes grupos abrangem um total de mais de 70 representantes da indústria pesqueira. Adicionalmente ao trabalho do grupo de marketing no suporte às tradicionais espécies norueguesas, o NSC também é ativo no desenvolvimento de mercados para “novas espécies” que tradicionalmente não formaram um segmento de vulto nas exportações de frutos do mar noruegueses, mas que têm potencial como adição inovadora às mais estabelecidas espécies norueguesas.

O NSC é uma empresa pública subordinada ao Ministério da Pesca e Assuntos Costeiros. A Assembléia Geral é formada pelo Ministro da Pesca e Assuntos Costeiros e o Ministro nomeia a Diretoria por um período individual de dois anos.