Ir para o conteúdo principal

Propriedades nutricionais Bacalhau da Noruega

Propriedades nutricionais Bacalhau da Noruega, Fotógrafo: Gudrun Hoffmann og Ulla Westbø (H2W)
Fotógrafo: Gudrun Hoffmann og Ulla Westbø (H2W)

O Bacalhau é rico em vitaminas e sais minerais indispensáveis para uma alimentação saudável. 

O pescado possui baixo teor de gordura e é rico em proteínas de elevado valor biológico. Contém altos teores de vitaminas A, E, B6 e B12, sódio,cálcio, fósforo, magnésio e de Ômega 3. Abaixo você confere algumas das principais substâncias encontradas no Bacalhau e seus respectivos benefícios para a saúde:

Ácidos graxos do Ômega 3 (ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentaenóico e o ácido docosahexanóico): este elemento possui um forte efeito protetor para a saúde do coração e importante função no desenvolvimento de cérebro.

Ômega 3: melhora a concentração, a memória, as habilidades motoras, aumenta a motivação, diminui os triglicérides, diminui a pressão sanguínea, previne o batimento cardíaco irregular, aumenta a fluidez do sangue e ainda neutraliza o stress.

Vitamina A: tem ação protetora sobre a visão, pele e mucosas.

Vitamina E: melhora a oxigenação celular, ajuda nas dores menstruais, aumenta a energia muscular e é essencial em processos de cura.

Vitamina B12: age sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, equilíbrio hormonal, na beleza da pele e também ajuda o sistema de imunização do corpo e no controle dos níveis de glicose no sangue.

Cálcio: necessário para a contração dos músculos, contração e expansão das artérias, secreção de hormônios e enzimas e envio de mensagens, através do sistema nervoso.

Magnésio: ajuda na contração muscular e metabolismo energético.

Sódio: importante eletrólito para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo.

Fósforo: que possui papel muito importante na formação de ossos e de dentes, intervindo também nas reações químicas em que se libera energia.